Por Livia Veiga
A semana começou com chuvas intensas em Salvador e em dezenas de cidades baianas. E de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição deve permanecer ao menos até às 23h59 de quarta-feira (23), devido ao aviso laranja (perigo) que prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia na capital e em outros 79 municípios do estado.
De acordo com o instituto, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. Para garantir a segurança da população, o Inmet divulgou as seguintes orientações: evite enfrentar o mau tempo; observe alteração nas encostas; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Na capital baiana, a manhã foi de trânsito lento e pontos de alagamento em diversos bairros. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), até esta quinta-feira (24), a previsão é de céu nublado com chuvas moderadas, por vezes fortes, a qualquer hora do dia; enquanto na sexta-feira (25), estão previstas chuvas fracas.
Conforme boletim divulgado às 10h de ontem, correspondente às últimas 12h, os bairros da cidade com registro de maior volume de precipitação foram: Boca do Rio (39,2mm), Cabula (35,2mm) e Imbuí (34mm). A condição meteorológica, segundo o Inmet, se deve à presença de uma frente fria no oceano, responsável por trazer chuvas persistentes e intensas para a região do Recôncavo Baiano, com maior destaque para Salvador.
Até às 17h desta terça-feira (22), o órgão municipal registrou 55 ocorrências, sendo dois desabamentos de imóveis na região da Liberdade e na Barra/Pituba. A Codesal havia contabilizado, até então, 14 ameaças de deslizamento, dois desabamentos parciais de imóveis, cinco deslizamentos de terra e 25 ameaças de desabamento.
Comentários
Postar um comentário