Prefeitura de Nilo Peçanha rebate denúncia sobre qualidade da água na comunidade do Areião

 

A prefeitura de Nilo Peçanha, no Baixo Sul, divulgou nesta segunda-feira (20), uma nota pública, que rebate denúncia sobre a qualidade da água fornecida na região do Areião, zona rural do município. A nota, divulgada pela gestão da prefeita Jaqueline Soares, refuta as declarações de um vídeo publicado nas redes sociais e afirma que as informações estão distorcidas da realidade.

A prefeitura explicou que o município de Nilo Peçanha é formado por cerca de 80% de zona rural e que infelizmente a Embasa, que é a empresa responsável pelo abastecimento de água na maioria dos municípios baianos, não tem chegado em todas as comunidades rurais.


A prefeitura informou que para reverter esse déficit, a gestão municipal vem solicitando junto a CERB - Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, autarquia do Governo Estadual, a perfuração de novos poços artesianos, uma demanda que ainda não foi atendida.

Ainda segundo informações, o poço que existia na região do Areião secou há cerca de 2 anos e a nova gestão municipal, em parceria com a própria comunidade, optou por represar a água em tanques com bombas elétricas. Esses tanques, segundo a prefeitura, vêm passando por uma limpeza periódica, a exemplo do reservatório citado, entretanto, o mesmo já havia passado por manutenção de limpeza há menos de 1 mês.


A prefeitura justificou que a cor barrenta mostrada nas imagens se deu por conta das fortes chuvas que caíram na região e que também houve o rompimento de uma tubulação, fatos que já estavam sendo resolvidos dentro dos recursos possíveis do município.


A prefeita Jaqueline reafirmou que o município necessita de uma intervenção mais técnica e adequada por parte da CERB e como forma de amenizar as dificuldades do fornecimento de água na região, no ano de 2022, a gestão municipal construiu um chafariz na comunidade do Areião, entretanto, a prefeitura entende que mesmo com o chafariz ainda há a necessidade de perfuração de novos poços artesianos.


Soares reafirmou que continua solicitando, com frequência, o apoio da CERB para que promova uma solução adequada e definitiva para o fornecimento de água, não só para a comunidade do Areião, mas em outras comunidades na zona rural.


O VÍDEO


Em um vídeo publicado em redes sociais, pessoas aparecem lavando um tanque e as imagens mostram a água com coloração barrenta, o que foi explicado pela gestão como sendo causado pelas fortes chuvas que caíram na região e pelo rompimento de uma tubulação.


Da redação | Com informações da Ascom Nilo Peçanha.

Comentários