Neste final de semana, o Governo do Estado leva Caravana do Lazer a Taperoá e Ituberá

 

Neste final de semana, a Caravana do Lazer vai passar pelo Baixo Sul, nos municípios de Taperoá e Ituberá.

O projeto é idealizado pelo Governo do Estado da Bahia e tem o intuito de gerar integração social e entretenimento para saúde física e mental.

A equipe técnica da Sudesb, que desenvolve o projeto, é formada por profissionais de Educação Física e com experiência na área de lazer comunitário.

As atividades irão incluir jogos de tabuleiro, peteca, cama elástica e muito mais.

Em Taperoá, a ação acontece no sábado (21) a partir das 13 horas, na Orla Marítima.

Já em Ituberá, será no domingo, 22, a partir das 14 horas, na Praça Tiradentes.

O programa já passou por outros municípios da região como Presidente Tancredo Neves e Gandu.

Caravana do Lazer

Idealizado e desenvolvido pela Sudesb a partir de 2008, o Programa Caravana do Lazer é uma ação de formação de  agentes comunitários para o desenvolvimento de práticas de lazer. Este programa atende, prioritariamente,  a municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e com alta vulnerabilidade social.
A sua execução é desenvolvida por equipe técnica da Sudesb, formada por profissionais de Educação Física e com experiência na área de lazer comunitário e eventos, que desenvolve ações em municípios baianos, buscando a educação, integração social e a convivência pacífica das populações.
A preparação dos agentes municipais é feita por meio de uma formação de multiplicadores, com duração de 26 horas. O programa capacita, em média, 80 agentes por cidade, que ao final recebem certificados que os qualificam como agentes de lazer no município. O aprendizado adquirido é colocado em prática nas atividades recreativas realizadas do Dia de Lazer, ponto alto da ação e que reúne milhares de crianças/jovens a cada edição.
Prêmio Boas Práticas – Por dois anos consecutivos (2013 e 2014), o Programa Caravana do Lazer foi um dos 10 contemplados pelo Prêmio Boas Práticas, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Administração (Saeb) em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Os projetos premiados tiveram o reconhecimento pelo seu caráter inovador no ambiente de trabalho ou por se tratar de ações de voluntariado que contribuem para melhorar a vida na comunidade.

Comentários