Trade turístico eleva expectativa para feriado da Semana Santa

 
Por Davi Valadares
Com a flexibilização do uso de máscara na Bahia, a cadeia produtiva do turismo já olha para frente com a expectativa elevada. Para o feriado da Semana Santa, por exemplo, o setor espera um fluxo grande nas principais cidades do estado. 
Em Salvador, um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o Brasil, a movimentação deve ser maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. O cenário da capital deve se repetir em cidades litorâneas como Imbassaí e Porto Seguro.
“Ficamos dois anos com baixíssima ocupação devido à pandemia. Com uma maior flexibilização isso vai propiciar um aumento do fluxo de turistas no estado. A gente espera que a ocupação para este feriado fique acima do registrado no ano passado (55%). Atualmente Salvador está sendo bastante visitada e essa movimentação é fundamental para o setor. Nossa expectativa é que possamos terminar o ano com a ocupação próxima ao período de pré-pandemia”, projetou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Luciano Lopes. Conforme ainda o porta-voz dos hoteleiros, os turistas que vão vir para capital no feriado devem ficar de quatro a cinco dias na cidade.
Também se recuperando dos efeitos das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o setor aéreo já vislumbra um cenário de retomada mesmo com a alta dos combustíveis. De acordo com a Decolar, plataforma de viagens, as buscas por passagens aéreas cresceram 80% em todo Brasil na comparação com o feriado de 2021. No levantamento mais recente da plataforma e que foi divulgado pela revista Veja, Salvador aparece como o quarto destino mais procurado para a data.  
“O levantamento leva em consideração as rotas nacionais, partindo de doze estados em todas as regiões. Os destinos mais buscados pelos viajantes foram as capitais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Na sequência, aparecem Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Porto Seguro (BA)”, informou a Decolar.
Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens - Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonzé, o feriado da Semana Santa deve ser positivo para o setor de viagem. “A movimentação de Salvador está crescente. Acredito que para este feriado da Semana Santa o fluxo será bem elevado. A cidade de Salvador investiu muito no turismo da cidade e isso atrai muita gente. Então, nossa projeção é que o aumento da movimentação deste ano seja bem maior do que o do ano passado”.
Flexibilização
Para atrair ainda mais turistas para a cidade, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, flexibilizou ainda mais o uso das máscaras na capital baiana.O uso do equipamento passou a ser facultativo em 14 tipos de espaços da capital, entre eles praia, parques públicos, parques temáticos e de Diversões e centros e espaços de convenções. Na última semana, o governador Rui Costa já havia decretado a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos em toda a Bahia.

Comentários