Cairu é destaque no Novo Mapa do Turismo Brasileiro com conceito A; apenas cinco cidades baianas obtiveram a nota máxima

 

Por Magno Jouber

Cairu, município situado na zona turística da Costa do Dendê faz parte do seleto grupo de municípios com conceito A no Novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgado pelo Ministério do Turismo na semana passada. Apenas cinco cidades baianas figuram no topo da lista, Cairu, Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Mata de São João.
Na Costa do Dendê, Valença ficou com conceito B, Camamu, Ibirapitanga, Ituberá e Taperoá, D e Igrapiúna E.
Em outras regiões turísticas como a Costa do Cacau, Itacaré e Maraú ficaram no conceito B.
Cairu tem como destaque Moro de São Paulo, terceiro destino turístico da Bahia. No mês de fevereiro, a 4ª Praia ganhou o prêmio Travelers' Choice, da Tripadvisor, que colocou a faixa de areia situada na 4ª Praia como a 4ª melhor do Mundo e a melhor do Brasil.
O novo Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país, os conceitos de avaliação vão de A a E para definir essas estratégias.
O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
“Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano.
Confira mais detalhes:

Comentários