Turismo da Bahia foi o que mais cresceu no Brasil em 2021

 
Por Lily Menezes
Depois de uma queda significativa de 37,1% no primeiro ano de pandemia, o setor turístico da Bahia conseguiu se reerguer e teve o melhor desempenho do país em 2021. As atividades tiveram um avanço de 47,3%, de acordo com o Índice de Atividades Turísticas elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desbancando estados como Pernambuco (+40,9) e Rio Grande do Sul (+39%).Só no mês de dezembro, foi registrado 33,1% no turismo do Estado.
Embora os números do trade ainda estejam 7,4% abaixo do nível pré-pandemia, em 2019, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) encara o índice com satisfação, pois demonstra o potencial baiano para um bom desempenho também neste ano. A aposta no destino Bahia para a retomada das viagens já era uma tendência nas pesquisas feitas por operadoras de turismo e sites de reservas de passagens e hotéis, como o Booking.com e o Decolar. Com tanto interesse por parte dos viajantes, a Bahia conseguiu gerar 11,1 mil postos de trabalho nas áreas de alojamento e alimentação.
“De qualquer forma, o viajante brasileiro tem entre as suas principais opções de viagens a Bahia e isso é muito importante para o poder público pensar em políticas de estímulo ao segmento, tanto com redução de burocracias e oferta de linhas de crédito para os empresários, mas também no aporte de recursos para melhoria da infraestrutura nos acessos aos principais destinos turísticos”, enfatizou o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
Para a federação, as praias tem tido a preferência do público para fazer as malas, e os atrativos da Bahia nesse sentido podem contribuir para incrementar ainda mais o setor, contribuindo significativamente para a cadeia econômica. Principalmente quando os planos de viagens passam por modificações em tempos de inflação alta e juros elevados, abrindo terreno para ‘turistar’ pelo próprio Estado. “Será um ano difícil, mas o turismo da Bahia tem potencial de ter mais um crescimento relevante em 2022, tendo mais uma vez o destaque nacional”, afirmou a Fecomércio-BA.
Otimismo - Apesar dos desafios impostos pelos impactos da inflação na renda do consumidor e na receita dos empreendimentos, a projeção de bons números para 2022 também é partilhada por quem atua no setor turístico. “Os hotéis continuaram com eventos privados, sobretudo os resorts, que possuem uma atividade de entretenimento muito forte. Nossas expectativas são boas”, disse Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis na Bahia (ABIH-BA).
O titular da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) Maurício Bacelar acredita que a integração entre as entidades do trade conseguiu alavancar o desempenho, gerando emprego e renda. “O Governo do Estado tem trabalhado nesse sentido, desenvolvendo ações conjuntas ou paralelas, mas sempre na mesma direção do trade. O resultado é a Bahia liderando as atividades turísticas no país, o que significa mais postos de trabalho e mais riquezas”, ressaltou o secretário.

Comentários