NILO PEÇANHA - Artesãos do Baixo Sul participaram de oficina promovida pelo Cesol


Artesãos do Território Baixo Sul, assistidos pelo Centro Público de Economia Solidária - Cesol Nilo Peçanha, se encontraram para partilhar saberes e experiências. Eles contaram com a presença do designer Rodrigo Lyra para conduzir a oficina "Oportunidades e estratégias do artesanato do Baixo Sul".

Entender o que é o artesanato e discutir estratégias a partir de suas próprias peças, possibilitou ao coletivo entender as diferenças e semelhanças entre cada tipo de produto. Na oportunidade foi apresentada uma grande diversidade de artesanatos. "Momento rico para um dos setores que mais sofreu com a pandemia. Sigamos juntos na busca do fortalecimento da Economia Solidária", foi o que pontuou a turma.

Cesol

Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol's) são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária.


Os Cesol's são instrumentos importantes para a consolidação de uma política pública transversal para a economia solidária na Bahia, convergindo diversas ações de formação, assistência técnica, divulgação, comercialização, crédito, expressão cultural e articulação social e política do movimento de economia solidária. Portanto, são centros de excelência e difusão da economia solidária que oferecem condições para o desenvolvimento territorial com ampla participação da sociedade civil.

Ação pioneira em todo o Brasil no âmbito das ações de governos estaduais, a criação dos Centros Públicos de Economia Solidária é um símbolo expressivo das iniciativas que vão desenhando uma política pública para a economia solidária, articulando formação, incubação, crédito e apoio direto a empreendimentos.

Enquanto espaços de apoio e prestação de serviços voltados às organizações solidárias, fomentando e dando suporte técnico aos empreendimentos e às iniciativas para a geração de trabalho e renda é uma das ações previstas no Programa Bahia Solidária, com apoio financeiro do Fundo de Combate a Pobreza (Funcep).


Por Vanessa Andrade - V1 Comunicação

Informações/fotos: Cesol Nilo Peçanha / Secom Setre Ba

Comentários