Proximidade da alta temporada traz boas expectativas ao trade turístico

 
Por Lily Menezes
Fim de ano chegando, e depois de muitos planos adiados por conta da pandemia, os viajantes já começam a se sentir mais confiantes e se planejar para colocar o pé na estrada e relaxar. Com seu conjunto de belezas naturais e cultura, a Bahia continua como um dos destinos de preferência dos turistas e faz com que o setor acredite em dias melhores, depois de meses amargando quedas na movimentação de passageiros e na ocupação dos meios de hospedagem. Para este ano, a expectativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) é chegar mais perto dos indicadores vistos antes da pandemia: para se ter uma noção, só em dezembro de 2019 cerca de 980 mil pessoas passaram pelos quatro aeroportos baianos (Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista) para conhecer uma das treze zonas turísticas que a terra dispõe.
Confiante, a Setur tem acelerado ainda mais seu plano de reaquecimento do turismo, promovendo o destino Bahia em eventos sediados em várias capitais do Brasil com o mote ‘Viva Bahia – Do Seu Jeito, No Seu Tempo’, visando atrair mais turistas para o verão. Para o secretário Maurício Bacelar, o momento é de otimismo, sobretudo com mais gente com a proteção contra a Covid completa e disposta a retomar os planos de viagem. “A pandemia foi severa em todos os setores, mas foi muito mais incisiva no turismo. Turismo quer dizer deslocamento e agora, com avanço da vacinação, podemos retomar a atividade turística no estado. Com as iniciativas, vamos recuperar o patamar de antes da pandemia, voltando a gerar emprego e renda”, destacou. Bacelar acredita que se as coisas continuarem melhorando, deve haver um ‘boom’ de turistas no Estado.
Na noite de quarta-feira (17), a equipe da Setur esteve em Manaus (AM) para apresentar os atrativos da Bahia e o que a pasta vem fazendo para garantir uma retomada segura do turismo, e alavancando entendimentos para a criação de um voo Salvador-Manaus. Se a ideia se concretizar, serão ao todo 37 aeroportos interligados à capital baiana. A VINCI Airports, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Salvador, já antevê um período agitado, que pode ser o melhor num intervalo de três anos. Serão 0,5% de passagens vendidas a mais em comparação a 2019. A novidade para este ano são seis destinos inéditos: agora, toda a região Sul do país terá voos diretos para Salvador, além das capitais Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e Belém (PA). “Com a experiência da VINCI Airports foi possível ampliar a quantidade de voos ofertados, além do incremento de frequências de rotas já existentes”, explicou Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoção Aérea do Aeroporto de Salvador.
O Conselho Baiano de Turismo (CBTur) projeta que a ocupação hoteleira durante os meses de verão deve ter um incremento de pelo menos 10% em relação ao verão anterior, quando as taxas de quartos ocupados eram de 40% e 50% em janeiro e fevereiro, respectivamente. A Associação Brasileira de Viagens (ABAV) sustenta esta expectativa: em levantamento, a procura dos viajantes por pacotes para o Natal e o Révellion saltou 60%, com preferência para comemorações em família; mais uma vez, Salvador permanece como um dos destinos prediletos para fazer as malas, inclusive para datas próximas às duas celebrações. Luciano Lopes, presidente da regional baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-BA), está na expectativa de que a festa da virada aconteça na capital, sendo mais um atrativo para que os turistas fiquem por mais noites. “Caso a gente tenha a confirmação do Réveillon e do Carnaval, seguramente vamos ter em Salvador uma ocupação em torno de 100% no período desses dois eventos, que têm uma movimentação muito grande”, projetou Lopes.

Comentários