Heveicultores do Baixo Sul se reúnem na SEAGRI para discutir a doença Crosta Negra

 

Visando buscar apoio do Governo do Estado para combater a ocorrência danosa da doença Crosta Negra, causada pelo fungo Phyllachora huberi, que vem atingindo os seringais na região do Baixo Sul, um grupo de representantes do Movimento em Defesa da Heveicultura da Bahia e combate à Crosta Negra, esteve em Salvador, nesta quarta-feira (25), para uma reunião com o Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, João Carlos Oliveira da Silva.

Na pauta, foram abordados os problemas causados pela doença, o que vem ocasionando perda de competividade na produção de borracha, tornando necessária à implementação de esforços para a sua revitalização.

Estiveram presentes Ramon Santos, Secretário de Agricultura de Ituberá; Edvaldo Santos do Amparo Filho, Assessor Técnico do Consórcio CIAPRA Baixo Sul; José Xavier Costa, representando a COOPAFBASUL – Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul; Edenildo Ferreira Santos, da Agroindustrial Ituberá; Joseilton Santos Nascimento, representante da Cooperativa Ouro Verde e o deputado estadual, Eduardo Salles.

Os produtores vêm enfrentando problemas para a pulverização eficiente da lavoura, pois já foi constatada que uma ação eficaz contra a praga é através da pulverização por meio de drone, entretanto, o custo é elevado para o produtor pois demanda mão de obra e equipamentos específicos para a ação.

Um documento completo elaborado com o apoio do professor e pesquisador da CEPLAC, Adonias de Castro Virgens Filho, especialista em heveicultura, foi entregue ao secretário.
Após ouvir os relatos acerca da situação vivida pelos heveicultores, o secretário convocou o diretor de defesa sanitária vegetal da ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Celso Duarte Carvalho Filho, para que ele faça um levantamento da situação do Baixo Sul / nas regiões afetadas, a fim de construir um plano de ação de combate à doença, levando-se em consideração as informações fornecidas pelos agricultores.

João Carlos se comprometeu em manter contato com a ABAF – Associação Baiana das Empresas de Base Florestal, para que ela empreenda esforços e estrutura que auxiliem os produtores no combate à Crosta Negra.

O secretário ainda agendou uma visita à região a fim de conhecer de perto o problema enfrentado nas plantações e a partir de uma mobilização conjunta com o Ciapra e instituições que representam o setor, debater as soluções possíveis para o problema partir de um plano de fortalecimento da cadeia produtiva da borracha natural. Fonte: portal do baixo Sul

Comentários