Ituberá: Prefeitura realiza ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


 Nesta terça-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a coordenadora do Conselho Tutelar, Ivoneide Medeiros, e a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Vera Lúcia, participaram do programa Jornal da MC falando sobre a campanha Faça Bonito e as intervenções feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude.
Devido à pandemia da Covid-19, as ações de conscientização foram restritas, mas desde o início de maio, o Conselho Tutelar, o CRAS e o CREAS vêm realizando reuniões entre os grupos, mobilização nas ruas, postos de saúde, bancos e hospital com faixas, cartazes e carro de som. Toda a gestão municipal se uniu em prol desta causa, incentivando o cuidado e atenção às crianças e adolescentes.
Desde o início do isolamento social, houve aumento nos números de casos de violência, e as denúncias indicam que às vezes o abuso sexual é praticado por familiares ou pessoas próximas à vítima. Por isso, é necessário estar atento aos sinais que as crianças e adolescentes apresentam, como se recusar a visitar ou rejeitar a presença de um parente, mudanças de comportamento, lesões no corpo, entre outros.
As denúncias encaminhadas do Conselho Tutelar para o CREAS são avaliadas e o município oferece atendimento psicológico e acompanhamento para a vítima e a família. “Temos uma equipe com advogada, psicóloga, assistente social, orientador social, ou seja, essa equipe se reúne para trabalhar em cima daquela demanda do ocorrido, de acordo com a necessidade”, explicou a coordenadora, Vera Lúcia.
As denúncias podem ser feitas presencialmente ou por ligação para o CREAS (73) 99820-0480 e Conselho Tutelar (73) 98167-6549, ou anonimamente através do Disque 100. ASCOM

Comentários